Tudo começou mais ou menos assim...


Bronx, subúrbio de Nova York, habitado por imigrantes latinos e negros vindos da Jamaica, todos atráz do sonho americano. Essas classes eram desfavorecidas e viviam em ambiente de muita pobresa, carencia de educação e de infra estrutura, onde o único lazer era as ruas. Isso favorecia a formação de gangues,que se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio de teritórios.

A grande maioria dos imigrantes eram da Jamaica e por lá era comum festas ao ar livre, com grandes equipamentos de som chamados Sound Sistem.
O Sound Sistem foi levado às ruas do Bronx, pelo DJ Kool Herc, que improvisava em cima do reggae instrumental frazes e rimas faladas,com letras algumas vezes politizadas e outras com apelo sexual.

Dentro desse contexto, gangues que antes estavam ocupadas em apenas brigar, passam a frequentar essas festas junto com outras pessoas da comunidade de forma pacífica.
Observando essa movimentação, Afrika Bambaataa, ex membro da gangue dos panteras negras, junto com Kool Herc começam a organizar festas na região.


Afrika Bambaataa mantinha uma vasta coleção de discos , e começou a introduzir os rítimos eletrônicos das discotecas junto a idéia das rimas de kool Herc, nascendo assim o Rap.
A dança era o Break que imitava os movimentos das artes marciais.
A decoração ficava por conta da galera do pixe, que começa a pintar imagens que mostravam o cotidiano das ruas, surgindo assim o Graffite.
Esses quatro tipos de manifestações (D.J, Rap, Break, Graffite) deram origem ao movimento, então batizado por Afrika Bambaataa de Hip hop.